Cultura de ajustes e experimentações gera crescimento
A primeira loja Shopify vendia pranchas de snowboard. Tobias Lütke, um programador de uma pequena cidade na Alemanha, não conseguia encontrar uma (boa) plataforma para a sua loja online, então resolveu desenvolver a sua própria.
Isso foi em 2004. Avançando para 2022, o Shopify atende mais de 1,5 milhão de comerciantes online e em lojas físicas em 175 países em todo o mundo. Com mais de 7.000 funcionários, a empresa tinha a missão de “tornar o varejo melhor para todos” – incluindo pequenas empresas, marcas globais de e-commerce e os milhões de clientes que compravam com elas diariamente.
Em 2017, o Shopify tinha 1 milhão de e-commerces utilizando sua plataforma. Em 2021, reportaram um GMV acumulado de U$400 milhões de dólares – o dobro do que reportaram 16 meses antes.
O segredo? A cultura de ajustes e experimentações enraizada na cultura de seus funcionários incentivando a tentativa e o aprendizado.
Desafio
Encontrar a Melhor Solução para Suportar ações de Growth
Normalmente, o crescimento rápido significa contratar mais talentos para integrar mais equipes para suportar o lançamento das diversas ideias ambiciosas geradas pela cultura de testes e aprendizados.
Mas o crescimento do Shopify não foi típico.
Não foram apenas mais lojistas. Shopify estava oferecendo mais serviços, expandindo-se para mais países e lançando mais produtos. Tudo isso resultou em mais complexidade.
Com tantas frentes em andamento, desde a produção de conteúdo educacional para empreendedores até a experimentação de novos canais de marketing e o lançamento de novos recursos, seus designers internos sempre estiveram ocupados.
Amir Jaffari, líder de Growth e Criatividade do Shopify, está na empresa há sete anos e testemunhou diferentes estágios de seu crescimento. Ele também se perguntou como poderia preservar a cultura da experimentação à medida que a empresa crescesse em complexidade.
Então Jaffari propôs um experimento próprio e começou a “workshopar” a ideia.
Uma equipe estratégica, incluindo Dana Pizzolato, gerente de crescimento com seis anos de experiência, ajudou Jaffari a concretizar sua visão.
“A ideia por trás do Workshop de Crescimento era ter uma equipe multidisciplinar de pessoas integradas em diversas equipes para descobrir novas ideias e identificar e priorizar oportunidades de alto impacto de crescimento.”
Amir Jaffari
Head de Growth e Criatividade, Shopify
Acionando ideias adicionado capacidade criativa
Para equipes criativas, o problema não é a quantidade de ideias, mas sim ter capacidade de produção para colocar em prática as melhores. Como parte da dinâmica do Workshop de Growth, Jaffari queria estar:
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- Em todos os canais. Facebook, YouTube, TikTok e muito mais – isso significava versões nativas de anúncios para cada plataforma.
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- Em vários países. Boas-vindas, localização e mais versionamento da plataforma.
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- Sempre testando. O “molho secreto” do marketing de performance, cada ganho incremental no sucesso da campanha é obtido por meio de testes e experimentações ininterruptos.
Simplificando, a matemática de criação fica assim:
1 conceito x 25 tamanhos x 7 idiomas x 25 variações = 4.375 ativos
São muitos recursos criativos para produzir e pouco espaço de tempo para os designers internos do Shopify exercitarem sua criatividade. É também por isso que Jaffari recorreu ao modelo de Criatividade por Assinatura para manter o fluxo criativo.
“Foi mais organizado do que usar freelancers, onde tínhamos que integrar cada indivíduo todas as vezes. Com o modelo de assinatura, conseguimos um gestor de projetos que ajudou a comunicar a nossa marca a todos os designers. É como se nossa própria agência externa fosse composta por vários freelancers, com o gerente de projeto nos unindo.“
Dana Pizzolato
Gerente de Growth Marketing, Shopify
Solução
Um parceiro com soluções rápidas e novas perspectivas
O modelo de CaaS (Criatividade por assinatura) forneceu a Jaffari e sua equipe de crescimento uma integração fácil e uma plataforma de demandas e troca de mensagens simples para enviar briefings rapidamente e ter designs em 24 horas.
Isso também significava que ele não precisava contratar um monte de novos designers. Em vez disso, ele escalou a produção criativa conectando-se a um modelo de assinatura que lhe deu acesso a uma rede sempre ativa dos melhores talentos.
Uma equipe dedicada de gerenciamento de projetos criativos também garantiu que cada projeto estivesse em conformidade com os padrões da marca Shopify. Por meio desse relacionamento sólido e fluxos de trabalho otimizados, os projetos tornaram-se cada vez mais prontos para uso, porém sem se tornarem muito pré-fabricados como soam os teamplates prontos.
“Cada vez que colocamos um projeto na plataforma , vários designers trabalham nele, cada um com seu próprio estilo e abordagem. Isso fornece novas perspectivas de que precisamos para experimentar e explorar continuamente novas ideias”
Amir Jaffari
Head de Growth e Criatividade, Shopify
Superando gargalos e abrindo oportunidades de crescimento
Assim como a água e a luz solar, a parceria do Shopify com criatividade por assinatura tornou-se o mecanismo que ajudou o Growth Workshop fazer jus ao seu nome.
Várias equipes do Shopify usam a plataforma para criar anúncios em mídias sociais, banners, landing pages e muito mais.
Trabalhar com o modelo de assinatura permite que o Shopify experimente diferentes canais e estratégias de forma frequente e incremental para determinar as melhores otimizações e ver quais experimentos funcionam e quais falham.
Com CaaS, eles podem arriscar mais. “O custo do fracasso é muito mais barato agora”, diz Jaffari, “Podemos fazer muitos experimentos porque obtemos ativos rapidamente, sem gastar muito do nosso tempo nisso”.
Texto original: https://www.superside.com/customer-stories/shopify-growth-workshop